Fotos newborn: por que você precisa – e pode fazer tranquila - este ensaio



Fotógrafos capacitados tomam cuidados especiais na hora de clicar o seu bebê


"Lembro que, quando a Alice estava na barriga, sonhava em conhecer cada detalhe desse serzinho que ia chegar, por isso resolvi fotografá-la logo cedo”, conta a personal trainer Andrea Sponholz, de São Paulo. Três meses depois, e mesmo não tendo mais “aquele pezinho descamado lindo de recém-nascido”, brinca Andrea, Alice continua posando para as lentes da fotógrafa Kamila Strada, especialista em ensaios de fotos para newborn (“recém-nascido”, em inglês). A ideia é fazer um clique a cada 90 dias até o seu primeiro aniversário. “É um ensaio muito bonito, afetuoso e cheio de amor”, comenta a personal.

O newborn, conforme explica a fotógrafa, é mesmo um gênero fotográfico apoiado no afeto e na emoção. "Ele busca, através de um olhar mais artístico, retratar esse momento tão rápido de transformação", afirma Kamila. As origens deste tipo de ensaio não estão claras, mas os fotógrafos são categóricos em pontuar que a fotógrafa Anne Geddes é uma das principais precursoras do estilo. Os famosos shots com bebês em poses inusitadas, que causaram furor no início dos anos 90, praticamente inauguraram um nicho muito lucrativo, com o qual os livros da australiana tem faturado milhões de dólares desde então. A evolução para os books de recém-nascidos se deu de forma natural, muito pelo modo como ela despertou o interesse de profissionais e pais para a nova tendência.


Para se caracterizar como tal, as fotos newborn precisam ser tiradas entre o quinto e 12o. dia de vida do bebê. Além disso, o fotógrafo, mais do que ter formação na área, deve estar especialmente capacitado para tomar os cuidados necessários com a sessão. “Precisamos estudar temas como a fisiologia do bebê e as fases do sono, por exemplo”, afirma Kamila.

A singularidade do momento parece ser o principal fator de atração, desde a explosão do gênero no Brasil, por volta de 2011. Celebridades, como a atriz Nívea Stelmann, já publicaram fotos com os seus bebês dias depois do nascimento e causaram furor nas redes sociais. A Instagrammer Patrícia Taguchi, do @maebolada, conta que sempre teve certeza de que queria guardar uma recordação do filho assim, "bem novinho", de uma forma lúdica que o retratasse cedo, mas não apenas na hora do parto. "O bebê, em 20 dias, já não tem a mesma carinha de quando nasceu. Se não forem registrados, com o passar do tempo, nem nos lembramos mais de todos os detalhes", esclarece ela.



Cuidados mais do que necessários

Apesar da euforia dos pais com o newborn, Kamila alerta que verificar a segurança e os riscos à saúde do bebê – que pode ainda não estar completamente imunizado pelas vacinas – é a principal preocupação que deve permear o trabalho. Segundo ela, a maioria desses profissionais costuma seguir as orientações da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos) sobre como agir com o pequeno na hora da sessão. Dentro de sua experiência, ao longo dos anos, a fotógrafa foi desenvolvendo algumas práticas próprias de rotina que tem ajudado a garantir a segurança da criança. O resultado positivo dessas ações sempre tranquiliza os pais, que acabam curtindo mais à vontade o momento especial: “Questionei sobre a higiene dos equipamentos e a Kamila me passou tranqüilidade”, lembra Patrícia. 



Veja alguns dos principais cuidados para fazer um ensaio newborn sem inconvenientes para o seu filho:

1. Nunca deixar o bebê sozinho: “Os ensaios são feitos na presença de uma assistente que, mesmo nas poses mais simples, está o tempo todo ao lado do bebê para acalmá-lo e garantir a sua segurança”. Kamila explica que, principalmente em fotos específicas em que ele aparece com a cabeça apoiada sobre as mãos ou está na vertical, é realizada uma montagem de duas ou mais imagens na qual outra pessoa o sustenta de formas diferentes. 

2. Os recém-nascidos possuem um sistema imunológico frágil e por isso estão mais sujeitos a infecções, por exemplo. O fotógrafo, de acordo com a profissional, deve sempre manter as mãos higienizadas com álcool em gel antes e durante a sessão. “Jamais faço um ensaio, caso esteja com alguma doença que possa ser transmitida ao bebê. A segurança do newborn vem antes da foto bonita”, ressalta Kamila.

3. Certificar-se de que todos os objetos utilizados na sessão estejam devidamente higienizados. “Mantas e acessórios são lavados com sabão indicado para recém-nascidos e isso deve acontecer antes de cada sessão, mesmo que não estejam sujos aparentemente”, esclarece ela. Embalá-los adequadamente até o próximo uso também é a forma adequada de evitar o acúmulo de germes e bactérias. 

4. O ambiente em que as fotos serão tomadas deve estar climatizado entre 26ºC e 30ºC. Kamila lembra, no entanto, que o conforto com a temperatura pode variar de bebê para bebê: “por isso estamos sempre atentos a sinais de frio e calor que ele possa demonstrar”, afirma.


 
Conheça mais do trabalho da Kamila Strada:
Site: http://www.kamilastrada.com.br/
Facebbok: https://www.facebook.com/kamilastradafotografia/?fref=ts
Instagram: https://www.instagram.com/kamilastradafotografia/

 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário