Dica para as férias: Sononós - exposição para crianças e adultos



SÓ NO NÓS – de Stela Barbieri


Abertura: 02 de julho, às 11h
Exposição aberta para visitação até 07 de agosto de 2016  






Stela Barbieri há algum tempo cria instalações oficinas com elementos industriais e orgânicos que convidam o visitante a participar de sua obra. Recentemente, em 2015, com o Projetos Lugares, que ocupou várias unidades do Sesc (Belenzinho, Santana e Bom Retiro) e a Oficina Cultural Oswald de Andrade, a artista consolidou uma obra que acontece na medida em que é ativada pelo espectador.

Em SÓ NO NÓS, com texto critico de Agnaldo Farias, Barbieri reafirma a construção de espaços que se transformam com a ação do público. Segundo o curador, é uma exposição para os visitantes inventarem e interagirem neste lugar compartilhado e negociado. “Contextos polissensoriais, sistemas imersivos de percepção, pensamento em movimento e de produção, fazem com que os participantes se coloquem em jogo”, acrescenta.

SÓ NO NÓS, projetada especialmente para ocupar as Galerias do Centro Brasileiro Britânico, constitui-se de duas instalações, uma em cada sala. Habitar em Com Tato reúne um desenho tridimensional na parede, um tablado irregular no piso, diversos bastões, tecidos, pedaços de objetos e outras materialidades que sugerem aos participantes a construção de abrigos, tendas, ninhos e desenhos, criando territórios e habitando o espaço.  Pela Gota é uma instalação

que convida visitantes a preparar líquidos numa alquimia de sabores: chás e águas cheirosas que podem ser servidos em grandes e pequenos funis, diversos coadores e bebidos em cadeiras que balançam.

Ao tratar da ativação da subjetividade do espectador e  sua abertura à experiência, Farias cita o livro  Participation, de Claire Bishop, no qual a britânica crítica de arte e curadora da Tate Modern fala das questões da participação nas obras e ações de arte. No trabalho de Stela o outrora espectador é convidado a ser co-autor de sua obra, e é proposto um desencadeamento de trabalho coletivo, estratégia fundamental para um outro modo de pensar as relações interpessoais no trabalho de arte colaborativo, com seus possíveis confrontos.

A artista plástica Stela Barbieri (1965, Araraquara. SP) foi curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo de 2009 a 2014; assessora de artes da Escola Vera Cruz; contadora de histórias e autora de livros infanto-juvenis. Foi Conselheira na Fundação Calouste Gulbenkian e diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake por 12 anos. Atualmente dirige com Fernando Vilela o Binah Espaço de Artes.  


Exposição: SÓ NO NÓS – de Stela Barbieri
APOIO CULTURAL CULTURA INGLESA
Abertura: 02 de julho, 11h
Até 07 de agosto de 2016 - de 2ª a 6º das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Entrada gratuita
Edifício Cultura Inglesa – Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo,741 – Pinheiros




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário